Condutas em Anestesia Obstétrica terá sessão de autógrafos dia 16 em São Paulo

Capa do Livro Condutas em Anestesia Obstétrica
Obra única para a realidade brasileira, Condutas em Anestesia Obstétrica, reúne experiência de 200 mil casos vivenciados nas maternidades do Grupo Santa Joana. Sessão de autógrafos será nesta quinta-feira, dia 16/08, em São Paulo.

 

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — A parceria entre a anestesiologista Dra. Monica Siaulys e o Grupo Santa Joana – Hospital e Maternidade Santa Joana, Perinatal Laranjeiras, Perinatal Barra e Pro Matre Paulista – resultou em um livro único para médicos e residentes: Condutas em Anestesia Obstétrica (Editora Elsevier). A obra, adequada à realidade brasileira, traz a experiência de 200 mil casos vivenciados, além de temas estudados em 16 jornadas internacionais e materiais de artigos científicos presentes nas mais importantes publicações mundiais sobre anestesia.

Com sessão de autógrafos nesta quinta-feira, dia 16/08, no Hospital e Maternidade Santa Joana, no bairro Paraíso, São Paulo, este manual de bolso indispensável foi escrito pelos mais proeminentes profissionais de anestesia obstétrica do país. Aborda a segurança e a efetividade da prática anestésica em grávidas normais e em gestações de alto risco, e disponibiliza o material necessário para a consulta rápida do anestesiologista e do residente. O passo a passo ao final de cada capítulo funciona como um guia de condutas muito eficaz, se seguido corretamente.

Os médicos sabem que cada estágio do trabalho de parto possui implicações anestésicas particulares e o livro Condutas em Anestesia Obstétrica mostra como o conhecimento dessas particularidades facilita o planejamento da analgesia de parto mais apropriada para cada caso, além de ser um valioso manual prático como fonte de referência e ajudar em momentos de dúvidas e incertezas.

Com prefácio do Dr Antonio Amaro, diretor do Grupo Santa Joana, e contando ainda com a colaboração de 45 anestesiologistas dedicados diariamente a busca pela excelência no atendimento dos pacientes, a obra é clara e objetiva e se apóia na prática de 20 anos de atuação da Dra. Mônica.

O assunto “gestantes de alto risco” ganhou destaque especial na obra, contribuindo para que os médicos estejam alinhados com a meta global da Organização Mundial de Saúde (OMS), de reduzir anualmente em 5% a mortalidade materna e neonatal.

Com exclusividade, a obra traz, ainda, um capítulo que trata da importância da rapidez no diagnóstico e o indispensável domínio das atualizações quando o assunto é ultrassonografia: Abordagem prática: o uso da ultrassom no neuroeixo e via aérea difícil na gestante.

Outro assunto que merece destaque está no capítulo Aspectos éticos e legais em anestesiologia que, embasado nas determinações legais que regem a profissão e escrito por especialistas em Direito Médico, atualiza sobre posicionamentos que os médicos devem ter, por exemplo, acerca do direito do paciente à informação sobre o porquê dos procedimentos a que será submetido e os riscos envolvidos.

Além do apêndice com o Plano de Organização e Gerenciamento de Anestesia do Hospital e Maternidade Santa Joana, o livro traz capítulos dedicados a: Alterações fisiológicas da gravidez e suas implicações nas técnicas de analgesia e anestesia; Analgesia para o trabalho de parto; Anestesia para cesariana; Analgesia pós-operatória; Gestação de alto risco; Complicações em anestesia obstétrica; Cirurgias durante a gestação; Anestesia para reprodução assistida; Abordagem prática: uso do ultrassom em anestesia no neuroeixo e via aérea difícil na gestante; e Aspectos éticos e legais em Anestesiologia.

Serviço:

Condutas em Anestesia Obstétrica – 1ª edição
Editora: Elsevier
Autora: Dra. Monica Siaulys
Páginas: 320
Formato: 13 x 21cm
Preço: R$ 85

Sessão de autógrafos

Data: 16 de agosto de 2012, às 19h.
Local: Hospital e Maternidade Santa Joana – Rua do Paraíso 432, Paraíso – São Paulo

Autora

Dra. Monica M. Siaulys é doutora em Anestesia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), diretora do Departamento de Anestesia do Hospital e Maternidade Santa Joana, e responsável pela Anestesia Obstétrica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Colaboradores

Alaíde de Amorim Pedrosa – advogada em Direito Médico.
Alexandra Tavares Raffaini – anestesiologista.
Cecília Rosa Cravo – anestesiologista.
Cid Ura Kusano – anestesiologista.
Domenique P. Orkov – pediatra.
Eduardo Tsuyoshi Yamaguchi – anestesiologista.
Jacqueline Toshiko Hirahara Imoto – anestesiologista.
José Mauro da Silveira Junior – advogado em Direito Médico.
Marcelo Vaz Perez – anestesiologista.
Marina Cestari Rizzo – anestesiologista.
Maurício Amaral Neto – anestesiologista.
Newton Tomio Miyashita – ginecologista e obstetra.
Ricardo Caio Gracco De Bernardis – anestesiologista.
Roque Antonio Khouri Filho – anestesiologista.