Espiritualidade na prática clínica será tema de debate no 29º Congresso Brasileiro de Reumatologia

Reumatologia

 
Como abordar os pacientes e quais os resultados no tratamento serão discutidos em mesa redonda por especialistas em reumatologia, neurologia, geriatria, psiquiatria e pesquisadores de associações Médico-Espírita.
VITÓRIA [ ABN NEWS ] — Há tempos que ciência e espiritualidade voltaram a ser vistas como uma unidade. Torna-se claro na prática clínica que, na grande maioria das vezes, não é possível fragmentar o paciente em várias partes como social, biológica, psíquica e espiritual, afinal todas são interligadas e podem ser responsáveis pela aderência aos medicamentos, sucesso ou fracasso no tratamento. O assunto será discutido no XXIX Congresso Brasileiro de Reumatologia, maior evento da especialidade da América Latina, que acontece de 19 a 22 de setembro, no Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo.
Mas como e quando abordar o tema com o paciente? Quais os resultados disso no tratamento? Essas e outras questões serão apresentadas por Giancarlo Lucchetti, médico, doutorando em neurologia pela Universidade Federal de São Paulo, especialista em clínica médica e geriatria pela Santa Casa de São Paulo. O especialista também é coordenador executivo do Centro de Pesquisas em Psiquiatria, Saúde e Espiritualidade do Hospital João Evangelista e coordenador do departamento de pesquisa da Associação Médico-Espírita de São Paulo.
A mesa redonda sobre espiritualidade também contará com a apresentação do médico especialista em cirurgia geral, Décio Iandoli Jr, que falará sobre a importância do efeito placebo da fé. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), Décio é presidente da Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos) e membro atuante da AME-Brasil e AME-Internacional. Possui alguns livros publicados, dentre eles “A Reencarnação como Lei Biológica” publicado em 2004.
As pesquisas científicas sobre o assunto são numerosas. No banco de dados da PubMed, foram relacionados 4.202 estudos à palavra “spirituality” e para a palavra “religion” 41.314. Esse número de estudos foi equivalente ao número relacionado à palavra “physical activity” na mesma data.
A sessão sobre Espiritualidade na Prática Clínica será realizada no dia 22 de setembro às 11h na Sala Serra.
A programação completa do evento está disponível em www.reumato2012.com.br
Serviço:
XXIX Congresso Brasileiro de Reumatologia
Data: 19 a 22 de setembro
Horário: 07h às 19h
Local: Centro de Convenções de Vitória – Rua Constante Sodré, 157 – Santa Lúcia – Vitória – ES
Saiba mais:
O que é reumatologia?
É a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata uma série de moléstias relacionadas ao comprometimento do sistema músculo-esquelético e dos tecidos conjuntivos podendo ser subdividida em outras áreas de atuação como: Doenças difusas do tecido conjuntivo, vasculites sistêmicas, espondiloartropatias, doenças osteometabólicas, degenerativas, articulares causadas por microcristais, artropatiasreativas, reumáticas associadas a processos infecciosos, reumatismos extra-articulares, artrites intermitentes eartropatias secundárias a outras enfermidades não reumáticas.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
Fundada em 1949 pelos médicos Dr. Herrera Ramos, Dr. Valdemar Bianchi, Dr. Pedro Nava, Dr. Israel Bonomo e Dr. Décio Olinto, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) tem como missão promover a excelência da Reumatologia mediante incentivo ao ensino, à pesquisa e à assistência e contribuir para a formulação de políticas públicas, visando à saúde e ao bem-estar do paciente reumático. Congregar os reumatologistas e promover, divulgar e ampliar a abrangência do exercício da especialidade. Sem fins lucrativos e filiada à Associação Médica Brasileira (AMB), a SBR tem hoje mais de 1500 associados, 23 sociedades regionais filiadas e 24 assessorias e comissões científicas, que atuam nas várias expressões dessa especialidade médica.
A SBR atua para promover a saúde da comunidade, contribuindo para a formulação de políticas públicas, bem como aprimorar os conhecimentos em reumatologia, estimulando os médicos-pesquisadores com prêmios, bolsas de estudo e financiamento de pesquisa. Outras informações: www.sbr.org.br