Governador Agnelo Queiroz recebeu ministro de Educação belga, Pascal Smet e o embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, para estreitarem a cooperação entre os dois governos
BRASÍLIA [ ABN NEWS ] — A participação da Bélgica no programa de intercâmbio “Brasília sem Fronteiras” e um futuro acordo de cooperação para as capitais dos dois países se tornarem cidades-irmãs foram debatidos hoje, durante um café da manhã entre o governador Agnelo Queiroz e o ministro de Educação da Bélgica, Pascal Smet.
“Essa é uma oportunidade enorme para estreitarmos as relações de Brasília e Bruxelas, e do próprio Brasil com a Bélgica, que consequentemente ampliam nossas relações profissionais, culturais, comerciais e humanas”, afirmou Agnelo Queiroz.
O ministro Smet, acompanhado do embaixador da Bélgica no Brasil, Jozef Smets, elogiou o trabalho realizado por Brasília no intercambio de estudantes e ressaltou o interesse do seu país em assinar o acordo de cooperação, previsto para 8 de novembro.
“Estamos felizes de estarmos aqui começando essas tratativas, pois nossa maior intenção é fomentar os laços de amizade entre os dois governos, e queremos aproveitar essa oportunidade para construir vínculos tanto na esfera federal quanto local”, declarou Smet.
De acordo com o secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão, a ideia do programa “Brasília sem Fronteiras” é levar estudantes da rede pública de ensino para apreenderem em grandes centros acadêmicos no exterior.
“Nesse sentido, é importante a assinatura desse acordo entre Brasília e Bruxelas, que é simbólico, mas representa uma firmação no trabalho em conjunto do nosso país com a Bélgica”, destacou Frazão.
CIDADES-IRMÃS – Em novembro está marcada a visita de Agnelo Queiroz a Bruxelas, na Bélgica, para assinar o acordo de cooperação com a capital belga, que garantirá formação profissional, intercâmbio cultural e cooperação na área de ciência e tecnologia.
Com a assinatura dos termos pelo governador e o representante de Bruxelas, as duas cidades se tornarão irmãs, e os primeiros estudantes e servidores públicos do GDF selecionados pelo programa “Brasília Sem Fronteiras” embarcarão para o local.
O embaixador Jozef Smets ressaltou as várias oportunidades de capacitação e intercâmbio que beneficiarão os dois países, o que inclui as áreas de sustentabilidade, planejamento urbano e gestão governamental.
O evento também contou com a participação dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Glauco Rojas, e de Educação, Marcelo Aguiar, e do deputado distrital professor Israel, além da delegação belga que estava em visita à capital.