Iniciativa para diminuir incidência de doenças no DF também vacinou 62 cães contra a raiva e fez a coleta de sangue para diagnósticos
BRASÍLIA – A campanha de combate à leishmaniose Visceral, realizada ontem (13/4/13) pelo GDF, fez 101 diagnósticos gratuitos em cães. Além disso, 62 deles também foram vacinados contra a raiva. Com a ação, o governo pretende reduzir a incidência da doença em todo o Distrito Federal, por meio da conscientização sobre sua transmissão.
Durante o trabalho, foram detectados oito possíveis casos de leishmaniose. Contudo, mais testes serão realizados para confirmar a doença. Cerca de 20 profissionais da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria de Saúde – entre médicos veterinários, biólogos e agentes–, promoveram a ação preventiva e educativa.
A recomendação da Secretaria de Saúde é que toda a população se empenhe em adotar as medidas necessárias para reduzir o risco de transmissão da leishmaniose. Entre as principais, manter o ambiente limpo, usar repelentes e armazenar adequadamente o lixo orgânico.
Como a iniciativa é continuada, o GDF programou um calendário para o mês de maio, com ações educativas e preventivas aos sábados, por meio de campanhas de conscientização e distribuição de panfletos, teste rápido e coleta de sangue canino.
R