SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Nascido em 10 de agosto de 1912 em Itabuna, na Bahia, Jorge Amado (Jorge Leal Amado de Faria) é um dos mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema e a televisão, e as histórias marcaram para sempre sua participação na literatura brasileira. Gabriela, cravo e canela, Tenda dos milagres e Capitães da areia são apenas alguns dos seus grandes sucessos.
Em Jorge, o amado escritor, lançamento da PAULUS, as crianças poderão conhecer a sua trajetória desde a infância. Escrito por Lúcia Fidalgo, o livro fala de sua alfabetização, seu gosto pela leitura e a criação do jornal A Luneta, elaborado por Jorge quando tinha apenas dez anos, para ser distribuído aos amigos e parentes.
A autora conta diversas passagens da vida do escritor, como a ida para o Rio de Janeiro, o ingresso na Faculdade de Direito, o primeiro casamento, o lançamento do seu romance de estreia, O país do carnaval, as amizades que fez ao longo da vida com Rachel de Queiroz, Gilberto Freire, Graciliano Ramos e José Lins do Rego, o retorno para a sua terra natal, entre outras.
“A saudade apertou o coração do escritor e ele voltou para rever sua Bahia. E lá, conheceu o dia a dia dos trabalhadores na região do cacau, ficou muito impressionado com o que viu e disse que ia escrever”, conta Lúcia.
No decorrer das páginas, o leitor vai conhecendo a figura do escritor e o desenrolar da sua vida. Ele casou-se pela segunda vez, com a romancista Zélia Gattai, foi exilado, teve netos e várias outras alegrias. Tudo é retratado por meio de ilustrações delicadas e texto leve, proporcionando ao pequeno leitor o primeiro contato com esse grande nome da literatura. Além disso, este ano é celebrado o seu centenário, e muitas são as oportunidades para relembrar a sua contribuição.
“E um dia, aos 88 anos, Jorge se foi. Foi e deixou por aqui seus personagens com cheiros e cores diferentes, igual ao Brasil que ele tanto fez existir. Assim foi Jorge, o amado. Uma história sem fim que até hoje muitos gostam de ouvir e de contar”, conclui a autora.
Jorge, o amado escritor pertence à coleção Brasileirinhos, que tem como objetivo apresentar às crianças personalidades importantes do nosso país. Entre os títulos publicados estão Carlos, menino poeta (Carlos Drummond de Andrade), Tarsila, menina pintora (Tarsila do Amaral), Villa-Lobos, o maestro (Heitor Villa-Lobos), Menino de Diamantina (Juscelino Kubitschek) e demais histórias.
Lúcia Fidalgo é escritora, contadora de histórias do Grupo Morandubetá, bibliotecária, mestra em Educação, professora na Universidade Santa Úrsula e pesquisadora do Aleph-UFF. Nasceu no Rio de Janeiro e desde pequena gosta de ler, contar e ouvir histórias, que hoje ela compartilha com seus leitores. Lúcia foi Autora Revelação no ano de 1997, com o livro Menino Bom, prêmio recebido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Fabiana Salomão começou a ilustrar livros infantis e juvenis quando ainda cursava a faculdade de Belas Artes, em São Paulo. Desde então tem trabalhado para as melhores editoras e agências do Brasil e do exterior, contribuindo com seus belos desenhos. Ela também é formada em Letras e atualmente cursa Teologia.
Ficha Técnica:
Título: Jorge, o amado escritor
Autora: Lúcia Fidalgo
Ilustrações: Fabiana Salomão
Coleção: Brasileirinhos
Acabamento: grampeado
Formato: 18,5 cm x 27,5 cm
Páginas: 16
Preço: R$ 16,00
Cód. de Barras: 9788534934039
Áreas de interesse: Artes, Língua Portuguesa, Geografia, História
Read more Com texto poético novo livro da Paulus apresenta a vida de Jorge Amado às crianças