BRASÍLIA – O Hospital Regional de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal, é a primeira unidade pública do país a oferecer atendimento a diabéticos via Sistema Contínuo de Insulina (SIC).
O procedimento consiste na instalação de uma bomba de infusão de insulina para que o paciente monitore os níveis de glicose 24 horas por dia.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que, por meio da utilização da bomba, o diabético configura as doses de insulina de acordo com suas necessidades e faz ajustes de acordo com a ingestão de alimentos e o programa de exercícios.
“As bombas são equipamentos pequenos e portáteis que liberam insulina, de ação rápida, diretamente no organismo do paciente, controlando a taxa de açúcar no sangue”, esclareceu.
Para ter acesso ao tratamento, o diabético deve preencher os seguintes requisitos:
– ser encaminhado por um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada para a Subsecretaria de Atenção Primária em Saúde;
– ter participado de adequação do tratamento indicado pelo médico assistente;
– estar em tratamento endocrinológico adequado e, ainda assim, apresentar descontrole glicêmico ou episódios de hipoglicemia.
R