Hospital do Guará recebe equipamentos fisioterapêuticos

Hospital do Guará recebe equipamentos fisioterapêuticos
Com os 43 novos aparelhos, a capacidade de atendimento no ambulatório vai aumentar entre 15% e 20%. Atualmente, o centro de fisioterapia recebe cerca de 150 pessoas por mês
O Hospital Regional do Guará recebeu 43 equipamentos fisioterapêuticos. Doados pelo Rotary Club do Guará Águas Claras, os novos aparelhos vão contribuir para melhorar o atendimento à comunidade, principalmente na ala geriátrica, onde estão os pacientes que mais utilizam os serviços. Todo mês, passam pelo centro de fisioterapia do hospital cerca de 150 pessoas. Com mais equipamentos, a expectativa é que a rotatividade de usuários no ambulatório aumente, em média, entre 15% e 20%.
O Hospital Regional do Guará recebeu desde bicicleta ergométrica a aparelhos de reabilitação de dedos e pulsos e infravermelho, máquina de gelo, aquecedores de água, entre outros. O investimento total ultrapassa R$ 40 mil, captados pela parceria entre os Rotary Clubs do Guará e o de Taiwan, na China.
Durante a solenidade de entrega dos aparelhos na noite de quarta-feira (9), o secretário em exercício de Saúde, Elias Fernando Miziara, destacou o trabalho em conjunto da comunidade do Guará e do governo para melhorar o atendimento prestado pelos serviços públicos na cidade. “A gestão que funciona em parceria com a sociedade contribui para sanar melhor suas necessidades”, declarou o secretário em exercício. “Nesse contexto, a doação representa mais do que simples equipamentos, mas a possibilidade de poder expandir o serviço”, completou.
Segundo o presidente do Rotary Club do Guará Aguas Claras, Vinício Valmir de Oliveira, a instituição fez uma avaliação com os representantes do hospital para descobrir qual setor da unidade de saúde precisava mais da contribuição. “Nossas metas, no espaço de um ano, serão ajudar na saúde e na educação. Prestamos esse serviço voluntário para contribuir com a comunidade nas áreas em que ela mais necessita”, afirmou o presidente.
Os aparelhos serão usados somente pelo centro de fisioterapia da unidade, e sua manutenção, acompanhada pela Comissão de Projetos do Rotary Club do Guará Águas Claras e o Conselho de Saúde do Guará.
Melhor atendimento – Para a aposentada Joana de Jesus de Oliveira, 65 anos, integrante do Conselho de Saúde do Guará, a novidade no centro fisioterapêutico trará um grande alívio aos usuários. “Já fiz fisioterapia por causa da minha coluna e tenho uma tia que também precisa desse tratamento. É de muita valia receber essa contribuição no hospital. Só quem usa sabe o quanto é importante”, contou Joana.
“Esses equipamentos novos serão um auxílio não apenas para os usuários, como também para os profissionais, pois vão contribuir muito para a rotatividade de pacientes e a qualidade dos serviços”, ressaltou o diretor do Hospital Regional do Guará, Davi Celso de Souza Cruz.
Números – Conforme os dados do Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Regional do Guará, no ano passado, a unidade de fisioterapia realizou 7.859 atendimentos, o que resultou em 14.408 procedimentos. Isso porque cada pessoa faz, em média, de duas a três sessões de fisioterapia semanalmente.
Além disso, a unidade também oferece atendimentos em grupo para tratamento da coluna e artrose. Cerca de 30 pacientes utilizam esse serviço, em duas sessões semanais. O hospital também oferece uma área da fisioterapia neurológica, que recebe uma média de 10 pacientes, de duas a três vezes na semana.
Também estiveram presentes na solenidade o representante da vice-governadoria, Hamilton de Almeida Ramos; a coordenadora-chefe da Saúde do Guará, Maroa Santiago, e o governador do Rotary Club distrito 4530, Gercy Joaquim Camêlo, entre outras autoridades.
 

R