Ministra do STJ recebe título de Cidadã Honorária de Brasília

Ministra do STJ recebe título de Cidadã Honorária de Brasília
Governador do DF participa da sessão solene realizada na Câmara Legislativa
BRASÍLIA DF – O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou na noite desta terça-feira (20), no plenário da Câmara Legislativa, da sessão solene de outorga do título de Cidadã Honorária de Brasília à ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).A ministra tomou posse no STJ há três meses, quando ocupou a vaga aberta pelo ministro Aldir Passarinho Junior, que se aposentou em abril de 2011. “Grande parte da sua carreira se realizou no Distrito Federal. A ministra tem um carinho muito grande pela capital, e o título só veio confirmar esse sentimento. A homenagem é um reconhecimento à sua presença, comprometimento e competência”, destacou o governador Agnelo Queiroz.Ao ser receber o título, Assusete lembrou sua trajetória em Brasília. “Já me considerava uma cidadã de Brasília e hoje sou uma mineira candanga. Essa cidade me envolveu com todas as nuances e cores nacionais. Aprendi a amar a identidade cultural desse povo”, destacou. A mineira de Serro está em Brasília há 19 anos.
Com 28 anos de magistratura, ela é a sétima mulher a ocupar uma cadeira no STJ. Iniciou a carreira como advogada, foi assessora jurídica do Ministério do Trabalho, procuradora do INSS e procuradora da República. Em 1993, chegou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e, 13 anos depois, ocupou a cadeira de presidente da Corte, no biênio 2006-2008. Foi a primeira mulher a presidir o tribunal.
Participaram da sessão solene o presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, desembargador João de Assis Mariosi; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do DF, Eunice Carvalhido; e o ministro do STJ Arnaldo Esteves Lima. A homenagem foi proposta pelo deputado distrital Dr. Michel, que presidiu a solenidade.