PEQUIM [ ABN NEWS ] — Os altos níveis de partículas de poluição no ar em quatro cidades chinesas provocaram este ano 8.572 mortes prematuras, estimam dados da Greenpeace e da Universidade de Saúde Pública de Pequim, tornadas públicas nesta terça-feira (18).
No documento são revelados os níveis de poluição das partículas de tamanho PM 2,5 – aquelas com diâmetro menos a 2,5 micras – em cidades como Pequim, Xangai, Cantão ou Xian, as maiores do norte, leste, sul e oeste do país, respetivamente.
Segundo o estudo, se as cidades referidas cumprissem os limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, as mortes por inalação destas partículas poderiam ser reduzidas em 81 %, no mínimo.
O impacto econômico da poluição atmosférica, segundo o estudo centrado nas quatro cidades, é de 819 milhões de dólares anualmente, cerca de R$1 bilhão e 638 milhões de reais.
As partículas PM 2,5 são oriundas, principalmente, dos escapes dos automóveis e da combustão de carvão, uma das principais fontes de energia da China.
Read more Poluição causa mais de 8500 mortes prematuras na China em 2012