Secretaria de Cultura inaugura Espaço Reynaldo Jardim

Secretaria de Cultura inaugura Espaço Reynaldo Jardim
Iniciativa faz parte das comemorações de 21 anos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e presta homenagem ao jornalista poeta e artista gráfico, morto em 2011
Artistas, estudantes, intelectuais têm, desde sexta-feira (21), um espaço para consultar livros, DVDs e arquivos digitalizados referentes aos projetos apoiados pelo fundo de Apoio à Cultura (FAC). O secretário de Cultura, Hamilton Pereira, e o subsecretário de Fomento, Leonardo Hernandes, inauguraram, na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, o Espaço Reynaldo Jardim, uma homenagem ao poeta, jornalista e artista gráfico que chegou a Brasília em 1982 e aqui viveu até sua morte, em 2011.
Produtores culturais e artistas prestigiaram o evento, que contou com a presença de Elaina Daher Jardim, viúva de Reynaldo, acompanhada dos filhos e da neta de apenas um mês. Emocionada, Elaina disse que a Secretaria de Cultura é, de certa forma, a casa do marido. “Para mim, aqui (Teatro Nacional) é o templo da criação. É o prédio mais lindo de Brasília e onde as pessoas estão criando condições para que os artistas, nas suas casas, nos seus ateliês, possam trabalhar. E isso torna a Secretaria de Cultura uma grande referência pra todas as pessoas que vivem para a arte e para a criação no Distrito Federal.”
Segundo Elaina, Reynaldo dedicou toda a sua vida à criação, à poesia, à beleza e às artes. “Ele está no lugar dele. É muito emocionante e a gente está muito feliz.”
“Com a inauguração do Espaço Reynaldo Jardim, nós temos a possibilidade de fazer dessa casa não apenas um espaço da burocracia da Secretaria de Cultura, mas um espaço de criação, um espaço de memória”, enfatizou o secretário Hamilton Pereira.
O Espaço Reynaldo Jardim, que contará com computadores e material para consulta, funcionará de segunda a sexta, das 9h às 18h. O endereço é Via N2, anexo do Teatro Nacional. A criação do espaço faz parte das comemorações dos 21 anos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).