Competição com crianças com pouca experiência na vela será disputada de 14 a 16 deste mês, na represa de Guarapiranga, em São Paulo
SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — O Campeonato Brasileiro de Optimist de 2013 terá mais uma atração. Com o objetivo de formar novos praticantes de vela, será disputada a Copa de Estreantes, que reunirá velejadores mirins com pouca experiência, ou seja, aqueles que começaram a velejar a partir de fevereiro de 2012. A festa está marcada para 14 a 16 de janeiro, no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), e estão programadas nove regatas na Represa de Guarapiranga. Além das provas, os pequenos, sempre acompanhados dos pais, participam de atividades lúdicas no clube. A organização espera mais de 200 velejadores nos dois eventos.
“A importância da Copa de Estreantes é que ela permite que os velejadores que estão iniciando na classe vivenciem o que é um campeonato brasileiro, dá a oportunidade para eles conviverem com os melhores do Brasil, e cria neles o desejo de um dia conseguir se classificar e participar de uma competição nacional”, explica Marcos Biekarck, coordenador de vela do YCSA
A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo/benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. O veleiro suporta até 60 quilos.
“O objetivo é impactar o maior número possível de velejadores, sejam eles iniciantes ou experientes, o importante é que os jovens se envolvam cada vez mais com o esporte que oferece um contato intenso com a natureza, desenvolve autoconfiança, planejamento, estratégia, concentração e tomada de decisões”, complementa Marcos Biekarck. “Sem dúvida, os velejadores de outros estados poderão conhecer uma raia diferente, um clube diferente, competir com atletas de todo o Brasil. Já para os velejadores de São Paulo, a oportunidade de conhecer seus futuros adversários em campeonatos nacionais é fundamental”.
O Brasileiro de Optimist de 2013, com patrocínio do Sistema ANGLO de Ensino – Abril Educação, tem tudo para ser o melhor da história no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA). A categoria já revelou nomes de peso da modalidade, que começaram suas carreiras de sucesso na classe, como Robert Scheidt, Bruno Prada, Marco Grael e Martine Grael. O campeonato, de 15 a 25 de janeiro, tem os dois primeiros dias para inscrições e medições de barcos. No dia 17 haverá a regata treino e, no dia seguinte, a cerimônia de abertura e a primeira regata oficial.
Mais de mil pessoas estarão envolvidas durante as duas semanas de atividades. A competição tem a chancela da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e chegará à sua 41ª edição. O YCSA oferecerá uma experiência diferenciada para os competidores de todo País, por meio de atividades em terra, facilidades, prêmios e um convívio com os velejadores. “Com isso, conseguiremos plantar em cada atleta o desejo de se dedicar durante o ano seguinte, treinando, competindo, evoluindo para poder se classificar e ter o direito de participar de outras edições do Brasileiro”, diz o representante do Yacht Club de Santo Amaro.
O Brasileiro de Optimist é uma realização do Yacht Club de Santo Amaro, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Vela e Motor e apoio da Federação Paulista de Vela. O patrocínio é do Sistema ANGLO de Ensino – Abril Educação.
Leia Mais Vela – Copa de Estreantes antecede Brasileiro de Optimist no YCSA