O vitral no teto do hall de entrada das Thermas de Poços de Caldas (MG) foi recolocado no antigo local e trouxe maior luminosidade ao espaço e beleza ao conjunto arquitetônico do balneário
POÇOS DE CALDAS [ ABN NEWS ] — As Thermas Antonio Carlos continuam em obras e a restauração e modernização das instalações do prédio estão com cerca de 70% dos projetos realizados, segundo a direção do balneário. O impactante vitral, localizado no teto no hall de entrada do antigo prédio, inaugurado junto na década de 1930, já foi recolocado no local, e trouxe maior luminosidade ao espaço e beleza ao conjunto arquitetônico.
A restauração do vitral começou em julho deste ano e o trabalho foi executados pela Casa Conrado, de São Paulo, pioneira na construção de vitrais no Brasil. A empresa é a mesma que construiu o vitral das Thermas em 1930 e a terceira geração de artesãos da família do alemão, Conrado Sorgenicht, foi responsável por trazer de volta a inspiração do patriarca, que ao longo da vida construiu diversos vitrais importantes em igrejas, instituições e casarões do século passado em São Paulo, dentre eles o vitral do Mercado Municipal e da Faculdade de Direito Largo São Francisco.
O restauro do vitral foi completo, feito peça por peça em toda a extensão da estrutura oval, que cobre quase todo o teto na entrada da Thermas. As esquadrias foram totalmente restauradas, com a estrutura refeita e os módulos em vidro recuperados um a um e coloridos na cor original. A iluminação antes artificial em razão de um telhado que não deixava passar luminosidade voltou a ser natural como era no projeto original.
A diretora do balneário, Tereza Alvisi, conta que “agora durante o dia a beleza do vitral ressalta, ainda mais, com a passagem dos raios solares”. O restauro foi acompanhado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de (Iepha-MG) e a obra está estimada em R$ 11 milhões, com previsão de termino em 2013, recursos conseguidos pelo deputado estadual, Carlos Mosconi.
Read more Vitral das Thermas de Poços de Caldas é restaurado