RIO DE JANEIRO [ ABN NEWS ] — O Flamengo encerrou o ano de 2012 completamente invicto no NBB. Numa partida emocionante, definida após duas prorrogações, o time carioca superou, no sábado (22), o Pachoalotto/Bauru, fora de casa, por 102 a 97. O rubro-negro manteve os 100% de aproveitamento na competição, com sete vitórias, e também a liderança na tabela de classificação.
O ala Marquinhos foi o cestinha do Flamengo na partida, com 19 pontos, seguido pelo ala/armador Vitor Benite, 18, e o armador Kojo Mensah e o ala Duda, com 16. O principal pontuador na partida, no entanto, foi o armador Larry Taylor, com 21 pontos.
“Foi um jogo espetacular. Bauru teve um aproveitamento incrível no ataque, mas nós conseguimos melhorar defensivamente no último quarto. Esse foi o grande mérito da nossa equipe”, comemorou o técnico do Flamengo, José Neto.
Como todo confronto entre Bauru e Flamengo, a partida começou a todo vapor. O time carioca, liderado pelo armador Kojo Mensah, teve um desempenho melhor nos primeiros minutos e assumiu a liderança. Os visitantes chegaram a abrir cinco pontos na primeira etapa (17 a 12), mas a equipes da casa conseguiu encostar no marcador nos segundos finais (19 a 18).
Na volta para o segundo quarto, o time paulista levantou a torcida no Ginásio Panela de Pressão. Com três bolas consecutivas de 3 pontos do pivô Mosso, o Bauru passou à frente do placar (27 a 23). Os arremessos de fora fizeram toda a diferença para os donos da casa (sete acertos em oito tentativas), que se mantiveram na frente até o final do período (50 a 43).
Com seis pontos seguidos, o Bauru iniciou a terceira etapa abrindo 13 pontos de vantagem (56 a 43). O time da casa parecia ter entrado em quadra numa velocidade acima do adversário, que teve dificuldade para se recuperar no jogo. A diferença chegou a ser de 17 pontos, mas os cariocas conseguiram baixar para 12 (71 a 59).
Sem se precipitar, o Flamengo foi, aos poucos, buscando o marcador. Comandados pelos alas Duda e Marquinhos, o time carioca encostou três pontos (83 a 80), com menos de um minuto para o final da partida. Nesse momento, o jogo ficou extremamente tenso. Após algumas trocas de cestas, Larry Taylor perdeu a posse de bola e no contra-ataque, o ala/armador Vitor Benite empatou o confronto, em 86 a 86, levando o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, as equipes trocaram a liderança o tempo inteiro. Faltando menos de um minuto, o jogo estava igual, em 92 a 92. O Flamengo teve uma posse de bola importante, mas o pivô Caio Torres cometeu falta ofensiva em Larry Taylor. No ataque seguinte, com 11 segundos no cronômetro, o Bauru quase saiu vitorioso, mas errou dois arremessos, um com Jeff Agba e outro com Ricardo Fischer, e a partida foi para a segunda prorrogação.
Dessa vez, o Flamengo começou mais ligado no tempo extra. Os cariocas marcaram os dez primeiros pontos da etapa (102 a 92) e abriram uma diferença extremamente difícil de ser tirada. Valorizando a posse de bola, a equipe visitante fez o tempo correr para sair de Bauru com essa vitória importante.
“É um jogo que tínhamos que ganhar, mas não conseguimos. Apesar da derrota, o time está de parabéns, porque jogou bem, abriu 17 pontos de vantagem. Temos que continuar trabalhando forte e recuperar essa vitória”, afirmou Fischer, ala do Bauru, que tem quatro vitórias em oito jogos no NBB (50% de aproveitamento).