Anda e para dos grandes centros urbanos aumenta o desgaste das peças. Embreagem, freios e sistema de arrefecimento são alguns dos itens que mais sofrem no trânsito das grandes cidades
SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Veículos que trafegam maior parte do tempo em grandes centros urbanos em baixa velocidade apresentam maior desgaste em peças, como embreagem, freios e sistema de arrefecimento. Por isso, é preciso ficar atento a esses componentes e realizar a manutenção preventiva para evitar grandes custos com reparos ou até mesmo um acidente.
Quanto ao sistema de freios, a recomendação da Bosch é fazer a verificação a cada cinco mil quilômetros. As peças devem ser inspecionadas pela oficina mecânico especializada de sua confiança, primeiramente de forma visualmente e a partir daí, se necessário, fazer a substituição de itens danificados, o que garante maior segurança e um menor custo de manutenção do sistema.
Outro item importante é o fluído de freio. Deve ser levado em consideração a especificação correta do fluído para cada tipo de veículo. A aplicação de um produto não adequada pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança dos ocupantes do automóvel.
Além do desgaste natural, a embreagem é um dos elementos mais prejudicados no trânsito caótico das grandes cidades. A sua durabilidade, então, varia conforme a utilização do conjunto e condições de uso. Dessa forma, a manutenção se resume na troca dos componentes avariados quando necessário. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar na conservação do mecanismo:
* Evite dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem. Isso causa o desgaste prematuro do conjunto;
* As trocas bruscas das marchas não são recomendada s, pois danificam o disco, ocasionando barulho e até impossibilitando a troca de marchas;
* Não ande em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas. Essa prática sobrecarrega o disco, podendo inutilizá-lo por completo, além de gerar níveis de consumo de combustível maiores do que se utilizado a marcha correta para cada velocidade do veículo.
Facilmente, encontramos pelas ruas veículos parados com problemas no sistema de arrefecimento. Isso ocorre porque muitos motoristas não se preocupam com a manutenção correta e se esquecem que a performance, a vida útil dos elementos internos e o consumo de combustível são afetados diretamente quando o motor opera fora da faixa de temperatura recomendada.
Para manter esse processo funcionando adequadamente, só água limpa, como muitos pensam, não é suficiente. Além disso, é necessária a adição de aditivos anti-oxidantes nas proporções corretas, para que seja formada uma espécie de película protetora na parte interna do tubo e nos componentes metálicos do motor, evitando a sua corrosão.
Ainda que tudo esteja em ordem no sistema, existe a possibilidade de em dias quentes ocorrer o superaquecimento. Neste caso, algumas dicas podem ajudar:
* Espere alguns minutos para retirar a tampa do radiador para não se queimar;
* Não adicione água fria no motor superaquecido, pois a mudança brusca de temperatura poderá danificá-lo.
* Se houver líquido suficiente, o superaquecimento pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico. Chame o reboque ou acione o seguro. Se o problema foi falta de líquido, deixe o motor esfriar naturalmente e complete com água, excepcionalmente, e vá direto ao mecânico.
A rotação do motor em marcha lenta também aumenta o desgaste do sistema de ignição dos veículos. “Motores que trabalham com uma temperatura maior, como os veículos que circulam no trânsito de uma grande cidade, têm mais chances de sofrer com a carbonização nas velas de ignição do que um carro que roda na estrada”, ressalta Daniel Lovizaro, Chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.
Por isso, a Bosch recomenda realizar, periodicamente, a troca das velas de ignição, conforme a recomendação do fabricante. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo. Neste momento também é fundamental que sejam avaliados o estado de conservação dos cabos e bobinas de ignição, as quais também têm papel fundamental para um funcionamento do veículo.
A Rede Bosch Service, que possui mais de 1400 oficinas em todo o Brasil, apoia a manutenção preventiva como forma de garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo. As oficinas contam com equipamentos de última geração, que possibilitam diagnósticos r ápidos e precisos. Um diferencial presente nos dias de hoje, em que oficinas parceiras se beneficiam no suporte oferecido pela Bosch, inclui o fornecimento de produtos com alta qualidade e garantia.
Informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br
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