Plano de ação com 10 medidas para melhorar o atendimento aos usuários de serviços no DF foi lançado hoje
BRASÍLIA – O Governo do Distrito Federal aumentará a fiscalização dos serviços prestados por empresas de telefonia e planos de saúde. Além disso, reforçará o monitoramento em bancos para que a lei de filas seja cumprida.
As medidas fazem parte do novo plano de ação elaborado para o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e lançado hoje, na sede do órgão, pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Alírio Neto. Na ocasião, o novo diretor-geral da autarquia, Todi Moreno, foi empossado para coordenar as ações.
“O Procon fortalecerá as ações para evitar desrespeito ao consumidor no Distrito Federal”, garantiu Alírio Neto. “E vamos passar a divulgar, a partir de maio, uma lista mensal com indicadores de qualidade e de reclamações das empresas do DF”, complementou Todi Moreno.
Segundo o diretor-geral, uma conscientização quanto aos direitos do consumidor será feita por meio do projeto Escola nas Ruas. Serão promovidos cursos e palestras com especialistas, além de orientações educativas.
Além dessa ação, o Procon Móvel vai ser reativado para atender reclamações e denúncias em um ônibus. O serviço será oferecido em cidades que ainda não contam com postos fixos de atendimento da autarquia.
Para aumentar o índice de resolução das reclamações registradas, as audiências de conciliação também serão retomadas. O serviço proporcionará o encontro entre consumidores e fornecedores para resolver conflitos, na presença de um conciliador que mediará a situação.
Fortalecimento dos recursos humanos – Desde o início do ano, o Procon reforça o quadro de pessoal com servidores aprovados no primeiro concurso da autarquia. Até agora, 83 profissionais foram convocados e assumiram suas funções. Em julho, mais 57 candidatos serão chamados e, em dezembro, mais 60, o que totaliza 200 concursados.
Além disso, a equipe será uniformizada, proporcionando organização, padrão e qualidade no atendimento.
Procon Digital – O sistema de atendimento digital do Procon/DF, em fase experimental desde o segundo semestre de 2012, passará a operar em caráter definitivo. Com isso, as pessoas poderão solicitar orientações, além de registrar denúncias e reclamações pelo site.
Sala da OAB – Até o fim deste mês, será inaugurada uma sala para uso específico de advogados, representantes de fornecedores e consumidores. O espaço será utilizado por profissionais que atuam na resolução de conflitos nas relações de consumo, para proporcionar um atendimento diferenciado.
As medidas fazem parte do novo plano de ação elaborado para o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e lançado hoje, na sede do órgão, pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), Alírio Neto. Na ocasião, o novo diretor-geral da autarquia, Todi Moreno, foi empossado para coordenar as ações.
“O Procon fortalecerá as ações para evitar desrespeito ao consumidor no Distrito Federal”, garantiu Alírio Neto. “E vamos passar a divulgar, a partir de maio, uma lista mensal com indicadores de qualidade e de reclamações das empresas do DF”, complementou Todi Moreno.
Segundo o diretor-geral, uma conscientização quanto aos direitos do consumidor será feita por meio do projeto Escola nas Ruas. Serão promovidos cursos e palestras com especialistas, além de orientações educativas.
Além dessa ação, o Procon Móvel vai ser reativado para atender reclamações e denúncias em um ônibus. O serviço será oferecido em cidades que ainda não contam com postos fixos de atendimento da autarquia.
Para aumentar o índice de resolução das reclamações registradas, as audiências de conciliação também serão retomadas. O serviço proporcionará o encontro entre consumidores e fornecedores para resolver conflitos, na presença de um conciliador que mediará a situação.
Fortalecimento dos recursos humanos – Desde o início do ano, o Procon reforça o quadro de pessoal com servidores aprovados no primeiro concurso da autarquia. Até agora, 83 profissionais foram convocados e assumiram suas funções. Em julho, mais 57 candidatos serão chamados e, em dezembro, mais 60, o que totaliza 200 concursados.
Além disso, a equipe será uniformizada, proporcionando organização, padrão e qualidade no atendimento.
Procon Digital – O sistema de atendimento digital do Procon/DF, em fase experimental desde o segundo semestre de 2012, passará a operar em caráter definitivo. Com isso, as pessoas poderão solicitar orientações, além de registrar denúncias e reclamações pelo site.
Sala da OAB – Até o fim deste mês, será inaugurada uma sala para uso específico de advogados, representantes de fornecedores e consumidores. O espaço será utilizado por profissionais que atuam na resolução de conflitos nas relações de consumo, para proporcionar um atendimento diferenciado.
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