O fator emagrecedor do cálcio na Dieta Ortomolecular

Dra Sylvana Braga
Dra. Sylvana Braga

 

Dra Sylvana Braga [*]

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — A constante busca do corpo perfeito e a aproximação do verão promove a procura por dietas e falsas maneiras de emagrecimento. Chás milagrosos, grãos e até medicamentos são famosos por prometer o corpo desejado. Mas a preocupação que se deve ter é com a saúde, acompanhada de uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas regulares.

A Dieta Ortomolecular está associada à Medicina Ortomolecular e visa o emagrecimento saudável com alimentos que corrigem a falta de nutrientes e minerais eliminando os metais pesados do corpo. Nem todos sabem, mas o cálcio aliado a esta dieta natural pode contribuir para a perda de peso.

De acordo com o artigo “Calcium and dairy acceleration of weight and fat loss during energy restriction in obese adults” (1), realizado pela Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, uma dieta com baixa caloria aliada a um aumento de ingestão de cálcio, através do leite e derivados, pode resultar na diminuição dos parâmetros de adiposidade, ou seja, a perda de gordura.

O stress, a falta de exercícios físicos, o envelhecimento e a má alimentação fazem com que o corpo acumule gordura e diminua a absorção do cálcio. Através da Dieta Ortomolecular, os alimentos certos, ricos em cálcio e com as devidas proteínas, combatem as substâncias maléficas do corpo e intestino. E é justamente quando o corpo está livre dessas bactérias que há maior absorção de cálcio.

A necessidade diária de cálcio é de 1.000 mg, mas não deve ultrapassar 2.000 mg. Leite, queijo branco e principalmente iogurtes desnatados são ricos em cálcio e têm alta quantidade de lactobacilos que auxiliam e regeneram o intestino. O consumo do cálcio por meio destes derivados lácteos também acelera o metabolismo corpóreo elevando a termogênese do corpo.

Os iogurtes, por exemplo, são benéficos e melhoram a permeabilidade intestinal, o ritmo e a boa absorção do cálcio. Já as proteínas encontradas no leite são substâncias bioativas, pois possuem aminoácidos de cadeia ramificada que podem aumentar a queima da camada de gordura. Dentre estes aminoácidos está o ácido linoleico conjugado.

Fontes de cálcio na Dieta Ortomolecular:

Iogurte
Leite desnatado
Queijo
Tofu
Laranja
Maçã
Pão integral
Brócolis
Couve flor
Ricota
Camarão
Sardinha
Peito de frango

Cardápio com alimentos ricos em cálcio da Dieta Ortomolecular:

CAFÉ DA MANHÃ

1 Iogurte desnatado com 1/2 maçã picada
1/2 copo de suco de laranja

LANCHE

1 fatia de pão integral com ricota

ALMOÇO

Salada de alface e tomate
Brócolis no azeite
Peito de frango com queijo branco
Arroz integral com feijão preto

LANCHE DA TARDE

1 fatia média de queijo branco

JANTAR

Salada de espinafre com camarão
Sardinha assada com couve flor gratinada

Referências

1. Zemel, M.; Thompson, W; Milstead, A; Morris, K; Campbell, P. Calcium and dairy acceleration of weight and fat loss during energy restriction in obese adults. Obesity Research, v.12, 2004.

Sobre a Dra. Sylvana Braga

[*] Dra. Sylvana Braga – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – dieta natural para emagrecimento saudável e evitar definitivamente o efeito sanfona”, que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

www.sylvanabraga.com.br