Olimpíadas: No Vôlei de Praia Alison e Emanuel superam dupla alemã e avançam em Londres

Alison e Emanuel
Alison e Emanuel comemoram

 

LONDRES [ ABN NEWS ] — O Vôlei de Praia brasileiro conquistou, neste sábado (04), sua 15ª vitória consecutiva no torneio dos Jogos Olímpicos de Londres. O resultado, conquistado pelos campeões mundiais que derrotaram os alemães Jonathan Erdmann e Kay Matysik por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14), levou os brasileiros às quartas de final do torneio realizado na arena montada na Horse Guards Parade.

A quarta vitória consecutiva da dupla nas areias de Londres foi também a primeira na fase eliminatória. Na primeira fase, Alison e Emanuel derrotaram, pela ordem, Clemens Doppler/Alexander Horst, da Áustria, Bella/Patrick Heuscher, da Suíça, e Paolo Nicolai/Daniele Lupo, da Itália.

O campeão olímpico Emanuel marcou 13 pontos no jogo contra os alemães, todos no ataque. O paranaense contribuiu ainda com nove defesas. O “Mamute”Alison também pontuou 13 vezes, sendo seis no ataque, seis no bloqueio e uma no saque.

“Fizemos a nossa estratégia para esse jogo totalmente voltada em função do bloqueio do Alison. Optamos por um saque que tirasse a velocidade do ataque do Erdmann o tempo todo para dificultá-lo e deu certo”, comenta Emanuel.

Os próximos adversários dos brasileiros na caminhada rumo ao ouro serão os poloneses Grzegorz Fijalek e Mariusz Prudel, que nas quartas passaram pelos suíços Sascha Heyer e Sebastian Chevallier por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17). Brasileiros e poloneses só se enfrentaram duas vezes no Circuito Mundial e a vitória de Alison e Emanuel nas duas ocasiões.

“Na fase eliminatória cada jogo tem uma pressão muito maior, mas é gostoso jogar assim porque temos que dar o nosso melhor sempre. Vamos curtir um pouco essa classificação e pensar nos poloneses, que incomodaram muita gente no Circuito Mundial no ano passado e ficaram em terceiro lugar na temporada”, diz Alison.

As quartas de final do torneio masculino serão na segunda-feira (06), as semifinais na terça-feira (07) e a final e a disputa de terceiro lugar na quinta-feira (098).

O JOGO

Um bloqueio de Alison colocou o Brasil em vantagem logo no começo do jogo: 5/3. A diferença subiu para quatro pontos quando Erdmann atacou para fora (11/7), mas um bloqueio do mesmo atleta deixou o placar empatado no 13º ponto. Um saque de Alison recolocou o Brasil à frente em 17/15 e, após uma boa sequência de pontos com Emanuel no saque no fim do set, os brasileiros fecharam em 21/16 com um ataque para fora de Matysik.

No segundo set, a estratégia brasileira voltou a funcionar e, com três bloqueios de Alison e um erro de Erdmann, os campeões mundiais abriram 9/4. Pressionando o alemão, o “Mamute” conseguiu mais dois bloqueios e ampliou a vantagem para 13/5. Mostrando bom volume de jogo e muita concentração, os brasileiros sustentaram a vantagem até o final e fecharam o jogo em 21/14, com um erro de saque de Erdmann.