CURITIBA [ ABN NEWS ] — O Palmeiras foi a Curitiba enfrentar a equipe do Coritiba, pelo segundo jogo da final da Copa Kia do Brasil 2012, no estádio Couto Pereira, nesta quarta-feira (11). Os principais desfalques foram Barcos, que se recupera de uma cirurgia para retirada do apêndice; Valdivia, suspenso por expulsão; Luan, em recuperação de um estiramento na coxa direita; Román, devido a uma lesão muscular, e Wesley, ainda em tratamento de uma grave lesão no joelho. Já a principal novidade foi a escalação de Daniel Carvalho no lugar do camisa 10. Após o empate em 1 a 1, o Palmeiras sagrou-se campeão invicto da Copa Kia do Brasil 2012, marcando 23 gols e sofrendo 6, com o melhor ataque da competição. Com o título, o Palmeiras conquista o acesso a Libertadores de 2013.
O jogo começou com a equipe do Coritiba atacando mais. Já no primeiro minuto de jogo, Rafinha cruzou a bola pela direita, mas Thiago Heleno desviou para escanteio. 3 min depois, Juninho realizou falta dura em Rafinha e foi advertido com cartão amarelo. Após a cobrança, a zaga palmeirense afastou com contundência, evitando qualquer nova chance de perigo.
Aos 6 min, Mazinho cruzou para desvio de Betinho, mas a bola não chegou ao gol. A primeira chance contundente do Verdão surgiu após boa jogada de ataque realizada por Mazinho. O camisa 17 tocou para Juninho arriscar da intermediária, porém, após o chute, o goleiro Vanderlei desviou para escanteio.
A equipe do Palmeiras tinha dificuldade em desenvolver as jogadas pela direita devido às condições que o campo oferecia e à chuva. Aos 19 min, Thiago Heleno foi derrubado próximo à área e Marcos Assunção foi para a cobrança. O camisa 20 colocou a bola nos pés de Betinho, que chutou de primeira para a linha de fundo, próximo à trave direita de Vanderlei. 3 min depois, Mazinho arrancou pela esquerda e cruzou para a área, mas não encontrou nenhum jogador do Verdão.
Thiago Heleno, aos 28 min, se atrapalhou na defesa e deixou a bola livre para Rafinha, que arrematou e quase abriu o placar para o Coritiba. Aos 34 min, Daniel Carvalho arrancou em contra-ataque e tocou para Mazinho, pela direita. O meia arriscou para o gol, mas a bola saiu pela linha de fundo. Instantes depois, Thiago Heleno sentiu uma contusão no músculo posterior da coxa esquerda e teve que ser substituído por Leandro Amaro.
Aos 41 min, Daniel Carvalho tocou para Betinho, que arriscou para o gol e conquistou escanteio. Após a cobrança feita por Marcos Assunção, Lucas Mendes derrubou Henrique dentro da área, mas o árbitro marcou falta contra o Verdão.
O árbitro apitou o final da primeira etapa aos 47 min. O primeiro tempo ficou marcado pelo perfeito posicionamento tático do Palmeiras dentro de campo. O Verdão trabalhava bem a marcação e a zaga quase não dava oportunidades à equipe adversária, afastando todas as bolas de perigo. Aos poucos, o Verdão foi conquistando espaço no jogo e dominando a posse de bola, inclusive criando boas chances de gol.
A equipe palmeirense voltou sem nenhuma alteração para o segundo tempo. Até os dez primeiros minutos da etapa, a maioria do elenco se posicionava no campo de defesa, o que dificultava a construção de contra-ataques.
Aos 14 min, Marcos Assunção cobrou falta perigosa direto para o gol, mas Vanderlei afastou com um soco. Instantes depois, Ayrton cobrou com perfeição falta sofrida por Lincoln e inaugurou o placar para a equipe do Coritiba. Coritiba 1×0 Palmeiras.
Mazinho, aos 19 min, foi derrubado por Everton Ribeiro próximo à área. Marcos Assunção cobrou a falta e, Betinho, de cabeça, desviou para o fundo das redes. Coritiba 1×1 Palmeiras.
os 28 min, Marcos Assunção cobrou falta pela esquerda e quase aumentou o placar para o Verdão, mandando a bola na trave de Vanderlei.
No decorrer do segundo tempo, a torcida do Verdão seguiu incentivando o time, que mantinha a posse de bola com organização e desarmava qualquer bola de perigo, segurando o placar de 1 a 1. O mesmo ritmo seguiu até os 45 min do segundo tempo!
Aos 49 min, o árbitro apitou o final da segunda etapa e o Verdão sagrou-se campeão invicto da Copa Kia do Brasil 2012!
OUTRO LADO DA VISÃO
O resultado da primeira partida da decisão da Copa do Brasil, em Barueri, foi fatal para o desfecho final da competição em 2012. Precisando reverter dois gols de vantagem dos paulistas, o Coxa até chegou a sair na frente, mas acabou sofrendo o empate. E o título não ficou no Alto da Glória.
Para o confronto desta noite (11), o técnico Marcelo Oliveira teve o retorno de Roberto, recuperado de lesão, e de Sérgio Manoel, que cumpriu suspensão na última rodada. No entanto, Emerson, suspenso, não atuou nesta noite. O time coxa-branca entrou em campo com Vanderlei, Jonas, Pereira, Demerson, Lucas Mendes, Willian, Sérgio Manoel, Everton Ribeiro, Rafinha, Roberto e Everton Costa.
O jogo começou com o Coxa partindo pra cima, buscando o primeiro gol. Em chutes de longe, o Coxa arriscou as primeiras chances. O torcedor empurrou e o Verdão vai procurando espaços, mas o Palmeiras, com a proposta de se defender e buscar jogadas de contra-ataque, ia cumprindo bem o seu própósito.
E o Palmeiras também se arriscava. Na primeira chance, Vanderlei fez boa defesa para o Verdão. Aos 28 minutos, o Coxa teve sua melhor chance quando Everton Costa ganhou de Thiago Heleno, rolou para Rafinha, que bateu com perigo, muito perto do gol do time paulista. Mas o Coritiba encontrava dificuldades em superar o sistema defensivo do Palmeiras.
Para o início da segunda etapa, o técnico Marcelo Oliveira colocou Ayrton no lugar de Jonas. Sem desistir, o Coritiba seguia em cima, e tentav chegar ao gol em jogadas de bola parada. A segunda alteração é a entrada de Lincoln no lugar de Sérgio Manoel. Logo na primeira jogada do meia, ele sofreu falta, que levava perigo. Ayrton cobrou com capricho, no ângulo e incendiou o estádio Couto Pereira.
Mas logo em seguida vem o castigo. Em falta marcada ao Palmeiras, que gerou reclamação do time coxa-branca, Marcos Assumção cobra e Betinho desvia de cabeça para o fundo das redes. O Coxa teve a última mudança com a entrada de Anderson Aquino no lugar de Roberto.
O Coxa subia ao ataque, mas era o Palmeiras quem levava mais perigo, com as cobranças de falta de Marcos Assunção. Aos 28′, ele acertou a trave. Mas o Coritiba também assustava. Aos 35′, Rafinha carregou a bola e bateu pertinho do gol de Bruno, próximo a trave do gol do Palmeiras. Mesmo insistindo, o Palmeiras aproveitou os minutos finais e deixou o tempo passar para levar o título.
Sem conseguir reverter o resultado que o Palmeiras construiu na primeira partida, o Coritiba, finalista pela segunda vez consecutiva da Copa do Brasil, se despediu da competição 2012. O Verdão volta as atenções agora à Ponte Preta, adversário da próxima rodada do Campeonato Brasileiro, sábado, em Campinas.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 1 X 1 PALMEIRAS
Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 11/07/2012, Quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Ricci
Assistentes: Carlos Berkenbrock e Alessandro Matos.
CARTÕES DISCIPLINARES:
Cartões amarelos: Rafinha, Lincoln e Pereira (Coritiba) e Juninho, João Vitor, Marcos Assunção e Henrique (Palmeiras)
Cartão vermelho: Pereira (Coritiba)
GOLS:
CORITIBA: Ayrton, aos 16 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Betinho, aos 20 minutos do segundo tempo
ESCALAÇÕES:
CORITIBA: Vanderlei; Jonas (Ayrton), Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Sergio Manoel (Lincoln), Roberto (Anderson Aquino), Everton Ribeiro e Rafinha; Everton Costa –Técnico: Marcelo Oliveira
PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor (Márcio Araújo) e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho – Técnico: Luiz Felipe Scolari