Samu inaugura centro de treinamento em urgências

Samu inaugura centro de treinamento em urgências
Até mil profissionais poderão ser capacitados na unidade por ano, que fica no SIA
BRASÍLIA DF –  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu/DF 192) ganhou nesta terça-feira (20) o novo centro de treinamento do Núcleo de Educação em Urgências (NEU). Na unidade, que fica no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde, no SIA, serão capacitados até mil profissionais por ano.
A entrega da nova sede foi acompanhada por um grupo de profissionais de saúde do Haiti, que estão em Brasília para participar de um treinamento do Samu/DF. “É o reconhecimento da nossa experiência em treinamento. Já somos referência para outros estados e até outros países”, disse o gerente do serviço, Rodrigo Caselli.
Criado em 2007, o NEU tem como objetivo capacitar e qualificar todos os profissionais da área de saúde que atuam no âmbito de urgência e emergência no DF. O centro oferece os cursos Suporte Avançado e Básico de Vida, Suporte Avançado e Básico de Trauma, Suporte Avançado e Básico de Pediatria, Regulação Médica e Emergências Clínicas Cardiológicas e Ginecologistas, entre outros. A carga horária varia entre oito e 370 horas, com aulas teóricas e práticas.
“Nossos profissionais contam agora com um novo lugar, mais amplo e que aumentará a oferta de cursos”, afirmou o coordenador do núcleo, Márcio Martins Melo.
Os cursos são ministrados por instrutores do Samu/DF e oferecidos aos profissionais da Secretaria de Saúde, estudantes e parceiros, como o Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e ministérios, além de especialistas na área de urgência e emergência. O novo local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A programação pode ser consultada por meio do telefone 3234-7889 ou do site www.samu192df.com.br
Histórico – Para proporcionar maior agilidade às equipes no atendimento à população, em 2012 foi inaugurada a nova sede do Núcleo de Taguatinga. Em agosto, a Central de Regulação Médica de Urgências foi transferida para uma nova sede e passou a contar com um novo Sistema de Atendimento Pré-Hospitalar (SAPH), que permite otimização do uso dos recursos.