Enquanto problema agudo faz as pessoas irem às farmácias buscarem automedicação consciente, tosse exige que pacientes procurem um médico
SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — A tosse é um mecanismo de limpeza das vias aéreas por meio de uma explosão de ar emitido em grande intensidade e alta velocidade e é um mecanismo de limpeza e defesa contra a entrada de microorganismo, sinalizando ao organismo que algo está errado. No entanto, quando o problema persiste algo ainda mais grave pode estar acontecendo.
A doutora Geisa Quental, médica pediatra e homeopata pela Associação Paulista de Homeopatia (APH), esclarece que “quando a tosse é duradoura, na maioria das vezes, estamos diante de um problema crônico, que pode estar relacionado com doenças como sinusite, rinite, refluxo gastro esofágico, tuberculose, asma e até câncer de pulmão”.
Muitas vezes, devido ao dia a dia, as pessoas acabam fazendo uso da automedicação para conter a piora da tosse, quando esta se encontra na fase aguda (primeiros dias). No entanto, esta prática, se realizada sem os devidos cuidados, pode colocar a saúde do paciente em risco.
Todavia, a médica faz um alerta: “Independente da composição, a automedicação com a utilização de xaropes para tosse pode causar efeitos colaterais, como diminuição no fluxo respiratório, problemas cardiovasculares, reações alérgicas, além de poder mascarar um quadro infeccioso ainda mais grave”.
Dias quentes podem agravar problemas respiratórios
Outro fator que agrava os problemas respiratórios é a utilização do ar condicionado, que aumenta nos dias quentes do ano e perto do verão. Consequentemente, as chances de ataques de tosse tendem a aumentar porque, segundo Dra. Geisa, “utilizar o ar condicionado torna o ambiente mais seco, o que pode irritar as vias aéreas”.
Segundo a Dra. Geisa, a tosse é um sintoma e não uma doença, por isso é necessário tratar corretamente as suas causas. “O tratamento homeopático é uma boa alternativa, porque atua diretamente na origem do problema e não traz efeitos colaterais, o que facilita muito na hora de escolher o medicamento, pois pode ser utilizado, inclusive, por crianças ou idosos”, explica. A médica também orienta que os medicamentos homeopáticos podem agir nas principais causas da tosse e, diferente dos remédios alopáticos, podem ser utilizados nos dois tipos de tosse, seca ou produtiva.