Fábio Zugman [*]
A área da estratégia nasceu na ciência militar, e hoje é utilizada por empresas no mundo inteiro para estabelecer objetivos e determinar a melhor forma de chegar a eles. O fim do ano costuma ser repleto de listas, apesar de serem úteis, segundo Zugman, a maioria das pessoas erra ao fazer listas grandes demais. Um outro ensinamento da estratégia é tornar o processo de decisão claro e rápido assim como a ação. Ao invés de oferecer diversos itens ou etapas, o autor prefere manter as coisas simples. Zugman diz que as lições da história nos mostram que podemos atingir objetivos que valham a pena seguindo quatro passos: Priorizar, pagar o preço, seguir em frente e adaptar-se.
Veja a seguir com mais detalhes o que fazer em cada passo:
1) Priorize: Um ditado da área militar diz que se você quer que algo seja feito, o melhor a fazer é criar uma lista com seus 10 principais objetivos. Em seguida, ordene todos por ordem de importância. Pronto? Agora risque os 8 que estão no fim. O motivo? “É comum termos vários planos e objetivos, mas quanto mais tentamos fazer ao mesmo tempo, menos avanços temos, mais nos confundimos e mais frustrados nos sentimos. Escolha uma ou duas coisas que realmente importam, e resolva as coisas de forma firme mas calma” recomenda Zugman.
2) Pague o preço: Tudo tem um preço. Se uma empresa quer se expandir, ao escolher um local para uma nova fábrica, tem que pagar o preço de estar naquele local. Se um exército escolhe atacar o inimigo, deve pagar o preço da resistência. Se você está em um relacionamento ruim, o preço será o processo de separação e a perspectiva de ficar solitário. Se algo é realmente importante, você deve se preparar mentalmente, fisicamente e de vez em quando financeiramente para pagar o preço. “Muitas vezes sabemos o que queremos mudar mas não queremos ou temos medo de pagar o preço. Toda mudança possui um custo, então vá em frente, pague logo de uma vez e siga com seus projetos de vida.” diz o autor.
3) Siga em frente: Nenhuma mudança é fácil. Zugman diz que é comum empreendedores e pessoas em mudanças de carreira acreditarem que, uma vez que alcançarem seus objetivos, tudo estará bem. Isso não é verdade, quanto mais nova a empresa, mais chances as coisas têm de sair errado. Um novo emprego costuma ter suas dificuldades. Até objetivos que parecem simples como “entrar em forma” exigem uma mudança na rotina que inclua uma melhor alimentação e exercícios, o que geralmente exige um esforço por parte da pessoa. O importante é saber que, se você se decidiu por fazer algo, deve tentar fazer até o fim.
4) Adapte-se: Uma coisa é desistir porque algo é difícil, outra porque as circunstâncias mudaram. Se você decidiu arrumar um novo emprego em 2013 porque seu chefe torna sua vida um inferno e um novo colega deixou as coisas mais suportáveis, talvez seja hora de rever seus objetivos. Fábio Zugman dá o que chama de sua “regra de ouro” da mudança: Nunca desista por falta de esforço ou na primeira dificuldade, mas quando as circunstâncias mudam, você deve avaliar se está na hora de mudar seus planos.
[*] Fábio Zugman é professor universitário, doutorando em Administração pela FEA-USP e Mestre em Administração pela UFPR. É autor dos livros Empreendedores esquecidos (Elsevier, 2011); Administração para profissionais liberais (Elsevier, 2005); Governo eletrônico: saiba tudo sobre essa revolução (Livro pronto, 2006); O mito da criatividade (Elsevier, 2008); e coautor de Dicionário de termos de estratégia empresarial (Atlas, 2009); Criatividade sem segredos (Atlas, 2010).
Assessoria de Imprensa: Iara Filardi
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