SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — O modelo Renault Alpine A 110 está comemorando 50 anos. E para celebrar esta data, a Renault batizou seu novo carro-conceito de “Renault Alpine A 110-50”, dedicado à performance e ao prazer de dirigir.
Existem marcas cuja força de seu nome remete ao patrimônio nacional. O Alpine faz parte deste seleto grupo. Ele tem em seus genes a paixão esportiva e a excelência mecânica da Renault.
“O desenvolvimento do carro conceito ‘Renault Alpine A 110 50’ representou uma bela aventura. Ele foi um acelerador de criatividade. Fomos guiados pela paixão e a emoção”, explica Axel Breun, Diretor de carros-conceito e show cars da Renault Design.
O nascimento do carro-conceito Renault Alpine A 110-50
Para comemorar os 50 anos deste ícone que é o modelo Renault Alpine A 110, o designer Yann Jarsalle e o Diretor de carros-conceito e show cars da Renault Design, Axel Breun, reinterpretaram os detalhes de design mais marcantes e originais, ao mesmo tempo em que integraram a nova linguagem de design da Renault, iniciada por Laurens van den Acker (Diretor de Design Industrial da Renault) no carro-conceito DEZIR, que será adotada gradativamente nos futuros modelos da marca. A nova identidade visual frontal, com o losango reto e imponente, é adaptada neste carro extremamente baixo e largo. O Renault Alpine A 110-50 se insere em nosso tempo e representa intensamente a paixão da Renault pelo automobilismo.
“Trabalhar em um carro-conceito que homenageia o modelo Alpine foi um sonho para todos os integrantes da equipe. Tínhamos o desejo de inserir o carro em nosso tempo, incluindo detahes que remetem ao passado”, sintetiza Laurens van den Acker, Diretor de Design Industrial da Renault.
O carro-conceito “Renault Alpine A 110-50” traduz os elementos estilísticos mais emblemáticos do modelo Alpine A 110, de forma marcante e atual com:
O desenho esculpido de uma carroceria elegante e fluida, valorizada por jogos de luz sobre a qual o ar parece deslizar livremente.
Os faróis adicionais “arredondados” em semicírculo, dão ao carro-conceito uma reinterpretação técnica e nostálgica, graças a uma iluminação full-LED na cor amarela.
Um vidro traseiro tridimensional diferenciado, que deixa visível o motor centralizado na parte traseira.
Uma entrada de ar em cada flanco que remete à aba dos para-lamas traseiros do Alpine A 110. A da direita assegura o resfriamento da caixa de câmbio e, a de esquerda, o do compartimento do motor.
Produzida pela Faster, a carroceria de carbono exibe uma nova cor azul, que reinterpreta e atualiza o “Azul Alpine”. Cada porta dispõe de uma mecânica de abertura digna dos modelos do tipo G.T. e imitam o movimento de uma tesoura. O capô dianteiro se abre para frente, enquanto a tampa traseira para trás.
“O carro tem linhas extremamente esculturais assim como o modelo Alpine A 110, ao mesmo tempo em que transmite as três palavras-chave do nosso novo design: simples, sensual, acolhedor”, explica Axel Breun, Diretor de carros-conceito e show cars da Renault Design.
Um habitáculo dedicado à competição
Ao acessar habitáculo do carro-conceito “Renault Alpine A 110 50”, o olhar é atraído pela soleira de carbono.
Tudo no interior deste biposto, onde a cor preta é dominante, transmite a qualidade da fabricação e a esportividade:
O banco do motorista, bordado com o logo “Renault Alpine A 110-50” e equipado com cintos de segurança Sabelt, apresenta várias nuances de azul, produzindo um agradável efeito visual.
O painel é despojado. Desenhado pela Renault Design, o volante com monitor colorido, com tecnologia idêntica aos dos bólidos da categoria Fórmula Renault 3.5, e fornece o máximo de informações ao piloto.
O equipamento do piloto exibe a marca Sabelt para o macacão e Ruby para o capacete.
Conjunto mecânico digno de um verdadeiro carro de competição
Fruto do reconhecido know-how da Renault Sport Technologies, o carro-conceito “Renault Alpine A 110-50” é pura competição. Por isso, ele se beneficia de toda a experiência adquirida com o Mégane Trophy, retomando sua base técnica. Bastante apreciado pelos pilotos das categorias que compõem o “World Series by Renault”, o chassi tubular que equipa o Renault Alpine A 110-50 foi enrijecido e se beneficia de várias evoluções. O arco do habitáculo e a cruzeta central do compartimento do motor foram modificados (rebaixados) na oficina da Tork Engineering, para se adaptar à altura do veículo, mais baixa que a do Mégane Trophy. Os projetos digitais foram realizados pela Renault Design, Koller e Etud Integral, e a montagem final foi feita pela Protostyle.
A distribuição das massas é muito próxima da ideal, com 47,8% situada na parte frontal.
Para facilitar o trabalho das equipes de manutenção, este carro-conceito inclui um sistema de macacos de elevação. Este equipamento pneumático, originado nas competições do tipo endurance, permite, por exemplo, trocar as rodas com extrema rapidez.
Eficiência e aerodinâmica
A eficiência do carro-conceito “Renault Alpine A 110-50” é em grande parte gerada pelo efeito solo. Na parte dianteira, um splitter dissimulado no parachoque produz uma depressão e, portanto, um importante apoio aerodinâmico. Na parte traseira, um difusor acelera o fluxo de ar sob o fundo plano. Mais de um terço do apoio é produzido pelo efeito solo. O efeito é completado por um aerofólio traseiro regulável.
O projeto e o desenvolvimento destes fluxos de ar são baseados na utilização da Fluidodinâmica Computacional, uma tecnologia de ponta utilizada principalmente na Fórmula 1. A C.F.D. (do inglês Computational Fluid Dynamics) consiste em estudar os movimentos de um fluido, ou os seus efeitos, através da resolução digital das equações que regem o fluido. Esta técnica foi utilizada pela Renault Sport Technologies para afinar a aerodinâmica e estudar as reações do Novo Mégane Trophy em função do fluxo de ar.
Aderência ao solo exemplar
A distância entre eixos do “Renault Alpine A 110-50” é idêntica à do Mégane Trophy, com 2.625 mm; já as bitolas são ligeiramente maiores: 1.680 mm na frente e 1.690 mm na traseira.
As rodas de 21’’, fixadas ao conjunto por uma rosca central, são específicas e montadas com pneus Michelin, homologados para a estrada.
Os amortecedores Sachs são reguláveis e diretamente montados nos triângulos inferiores. Várias possibilidades de regulagens independentes foram previstas, como, por exemplo: ângulo de caster, cambagem, paralelismo e altura da carroceria.
Para privilegiar a condução esportiva e as sensações que ela proporciona ao piloto, a equipe da Renault optou por não equipar o carro-conceito “Renault Alpine A 110-50” com sistemas de auxílio à condução, tais como: ABS e sistema antipatinagem.
Frenagem
Superdimensionado, o potencial de frenagem do carro-conceito “Renault Alpine A 110-50” está alinhado com a sua performance. Na parte da frente, imponentes discos ventilados de aço de 356 mm de diâmetro trabalham em conjunto com pinças de freio de seis pistões. Na parte traseira, o diâmetro dos discos é de 330 mm, enquanto as pinças de freios contam com quatro pistões.
Mecânica
Concebido sobre a mesma base mecânica dos modelos de competição “Mégane Trophy”, o carro-conceito “Renault Alpine A 110-50” repete suas principais características técnicas.
Ele dispõe do bloco do motor Renault V4Y, um V6 de 3,5 litros e 24V, centralizado na parte traseira, que proporciona a potência máxima de 400 cv. O cárter inferior (semi-úmido), os componentes de movimento (pistões, bielas, virabrequim), a distribuição (eixo de comando de válvulas, molas de válvulas) e o sistema de escapamento foram desenvolvidos especialmente para uso em competição e, por isso, diferem das que equipam os modelos de série.
Da mesma forma, o “Renault Alpine A 110-50” utiliza o mesmo coletor de admissão de carbono do Mégane Trophy V6.
A alimentação do coletor de admissão é assegurada por uma nova entrada de ar integrada ao teto. Esta evolução torna a faixa de utilização do motor muito mais ampla, com mais potência em todas as rotações. As curvas de torque e potência do motor foram otimizadas em função destas modificações.
Câmbio semelhante aos dos carros de F1
O carro-conceito “Renault Alpine A 110-50” recebeu uma caixa de câmbio sequencial semiautomática com seis marchas, assim como uma embreagem de dois discos, que pode ser comandada por meio do pedal de embreagem ou por borboletas instaladas atrás do volante.
Esta caixa de câmbio é disposta longitudinalmente atrás do motor e integra um diferencial autoblocante de deslizamento limitado (discos e tubulação) cuja pré-carga é regulável.
A embreagem de dois discos, do tipo Cerametallic, também é específica. Ela é acionada automaticamente e assegura uma troca de marchas rápida e uma excelente confiabilidade.
Uma central eletrônica no coração do “Renault Alpine A 110-50”
Fornecida pela Magneti-Marelli, a central eletrônica Marvel 6R integra o gerencamento do motor, da caixa de câmbio e as aquisições de dados.
Aquisições de dados
Todos os dados registrados no “Renault Alpine A 110-50” podem ser analisadas graças à versão 4 do software Wintax, que é uma referência no campo de aquisições de dados. O Wintax 4 permite uma análise robusta de mais de 50 parâmetros: rotação do motor, marcha engrenada, ângulo do volante, velocidade do veículo, posição do acelerador, pressão nos circuitos de frenagem, entre outros. Estes dados permitem que os pilotos e os engenheiros otimizem as regulagens e a condução. A análise dos dados do Wintax 4 também permite diagnosticar mais rapidamente a causa de um eventual problema técnico.
“O desenvolvimento deste carro-conceito foi uma bela aventura. Ele foi um acelerador de criatividade. Tínhamos o desejo de criar uma nova leitura do clássico modelo Alpine A 110 inserida em nosso tempo e que encarnasse intensamente a paixão da Renault pelo automobilismo esportivo. Fomos guiados pela paixão e a emoção”, afirma Axel Breun, Diretor de carros-conceito e show cars da Renault Design